
LITERATURA E ARTE
Terra de cores e boas prosas. Além de serras e cachoeiras, a cidade é cercada também de literatura e arte. Cachoeira Paulista é a casa de grandes nomes da nossa cultura - Ruth Guimarães, de Nelson Lorena e Valdomiro Silveira. Cada canto da cidade celebra o orgulho de ser caipira.
Instituto Ruth Guimarães




O Instituto Ruth Guimarães funciona na casa da escritora cachoeirense Ruth Guimarães. Fundado em 2019, o local é um espaço de palestras, oficinas, clubes de leitura, apresentações culturais, além de um ponto de encontro de artistas locais e regionais.
Nascida em Cachoeira Paulista-SP, em 13 de junho de 1920, Ruth Guimarães Botelho é poeta, romancista, contista, cronista, jornalista, teatróloga e tradutora. Formada em letras clássicas pela USP nos anos 40, conviveu com Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Antonio Candido, Silveira Bueno e José Paulo Paes. Em 2008, passou a ocupar a cadeira número 22 da Academia Paulista de Letras. Dona Ruth, como é conhecida em sua cidade natal, foi uma das primeiras escritoras negras a ocupar espaço nacional no cenário da literatura brasileira, ao publicar Água Funda, obra aplaudida por Antônio Cândido e Nelson Werneck Sodré. Com a saúde debilitada faleceu, aos 93 anos, em 21 de maio de 2014.
Ruth é hoje reconhecida como uma das mais importantes vozes da literatura regionalista, mas sua trajetória até esse reconhecimento não foi fácil. “Mulher, negra, pobre e caipira”, como ela mesma se definiu em um discurso na Bienal Nestlé de Literatura, em 1983, Ruth precisou vencer as barreiras impostas pelos preconceitos de seu tempo e, com ousadia e determinação, ocupou lugares importantes no universo acadêmico e no mercado de trabalho. Seu exemplo e seu legado são uma inspiração e um estímulo para as novas gerações, e esse é mais um dos motivos que tornam tão importante para nós, hoje, conhecer sua história e suas obras.
Dicas:
​
Consulte o site do Instituto - institutoruthguimaraes.org.br - para conferir a programação de atividades durante o ano. Mensalmente, acontece o Clube de Leitura “Casa da Ruth” com debates sobre literatura e uma mesa de café composta de quitutes levados pelos participantes.
Todos os anos em junho, na semana do nascimento da autora, acontece a Semana Ruth Guimarães.
O local recebe também pesquisadores e estudiosos da obra da escritora.
FLICA


Uma vez por ano, a Praça Prado Filho de Cachoeira Paulista é ocupada por artistas, escritores, músicos e produtores da culinária regional durante três dias. Com a ideia de celebrar a cultura e a literatura regional, a festa faz parte do calendário oficial da cidade e conta com apoio da Prefeitura Municipal.
Com idealização da empresária Michele Netto e curadoria de Mariana Bastos e Samantha Godoy, a FLICA é celebrada sempre na segunda semana de agosto.
A programação é gratuita e aberta ao público.
​
Centro Cultural




O centro cultural Gertrud Schubert dos Santos é um espaço público mantido pela Prefeitura de Cachoeira Paulista para realização de atividades culturais diversas. O local conta com uma biblioteca que possui aproximadamente 20 mil títulos para consulta do público e recebe frequentemente exposições de fotógrafos e artistas plásticos da região.
​